Dúvida muito comum é qual a finalidade do consumo da batata doce e se ela pode engordar ou emagrecer. Para isso explicamos nesse artigo quais seus benefícios, composição e melhor forma de preparo.
A batata doce há tempos já faz sucesso entre os amantes do mundo fitness, mais será que ela realmente é benéfica para a saúde? O quanto devemos consumir?
Estas e outras respostas você encontra aqui. Confira!
Batata doce e seus benefícios:
A batata doce é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, a energia liberada por este alimento é liberada gradativamente para o seu organismo.
Esta é uma grande vantagem para se sentir saciada (o) por mais tempo assim como para impedir o depósito de gordura corporal em forma dos desagradáveis “pneuzinhos”.
Esta também é uma vantagem para os praticantes de atividade física principalmente no pré-treino onde é necessária a energia por tempo prolongado para que se tenha um bom desempenho durante o exercício físico.
Como consequência do bom desempenho durante a atividade o praticante ganha massa muscular de forma mais eficiente.
- É uma boa opção para compor o cardápio do diabético já que tem baixo índice glicêmico mantendo estáveis os níveis de glicose;
- Contém vitamina A, C e E. Todas estas vitaminas tem propriedades antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres. O que traz como resultado uma pele jovem, saudável e muito mais disposição para as atividades do dia-a-dia;
- Contém vitaminas do complexo B que melhoram o funcionamento do metabolismo e também são essenciais para o bom desenvolvimento do sistema nervoso, muscular, sistema imunológico e para manter a saúde da pele;
- Contém vitamina D. Esta é uma vitamina essencial para a adequada absorção do cálcio e consequentemente para o fortalecimento dos ossos e dentes. Além disso ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
- É fonte de magnésio e potássio, importantes minerais para o relaxamento muscular e para o controle da pressão arterial. Além disso, o magnésio é um mineral naturalmente anti estresse.
- Rica em ferro o que faz com que você ganhe um reforço extra para o sistema imunológico e se previna de doenças como anemia. O que garante muito mais vitalidade!
- É fonte de fibras que são responsáveis por darem mais saciedade, melhorarem o funcionamento intestinal ajudando a eliminar as toxinas do corpo;
- Contém Ômega 3 a gordura do bem que previne a formação de placas de gordura nas artérias mantendo a sua saúde cardiovascular. Além disso, tem ação anti-inflamatória contribuindo para a eliminação das gorduras em excesso;
- Estudos comprovam que por ser rica em betacaroteno este alimento ajuda na prevenção do câncer como o câncer de mama, útero e ovário. E mais! De acordo com os estudos o consumo dela auxilia na diminuição dos sintomas da pré e pós menopausa.
Batata doce qual a melhor forma de prepará-la?
Este alimento é muito versátil, permite que você a prepare de diversas maneiras como:
- Assada (seu índice glicêmico pode aumentar nessa forma de preparo);
- Como purê podendo perfeitamente substituir o arroz ou outra fonte de carboidrato em suas refeições principais;
- Cozida;
- Grelhada;
- Em sopas;
- Chips;
- Misturada as saladas;
- Como petiscos para deixar seu lanche da tarde mais saudável.
Batata doce X Batata inglesa as diferenças no valor nutricional:
Afinal batata doce engorda ou emagrece?
Como você pode ver este é um alimento com muitos benefícios e que podem ser aproveitados desde que o consumo seja equilibrado, como deve ser a alimentação de quem busca por mais saúde e qualidade de vida.
Mesmo sendo uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, se consumido em excesso este alimento pode sim levar ao ganho de peso, por esta razão o ideal é sempre balancear a refeição consumindo a batata doce ou outra fonte de carboidrato e não duas ou mais fontes de carboidratos juntas.
Viu quantos benefícios este alimento traz para a sua saúde? O segredo de quem já o incorporou na dieta e conseguiu ótimos resultados é manter diariamente uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física.
Experimente você também e modifique para melhor a sua alimentação!
Se este post te ajudou de alguma forma, curta, compartilhe, registre os seus comentários. É a sua participação que faz nosso trabalho em prol da qualidade de vida crescer.
Até a próxima.
Comentários
Postar um comentário