WHEY PROTEIN - Saiba qual comprar! [3.0]



Salve galerinha, NO PAIN NO GAIN!

Alguns poucos anos navegando e explorando, diversos sites e fóruns, me fizeram notar a falta de uma informação precípua, para iniciantes e até experientes que teem dúvida no assunto. 

Tenha como regra antes de ler, ATENÇÃO! Ouso dizer que, todas as dúvidas seram sanadas AQUI. Aproveite ao máximo.

Como escolhermos o melhor whey?

Antes de analisarmos específicamente, é importante dar notoriedade aos tipos de Wheys que o mercado vende, vamos lá:

1 - WHEY PROTEIN CONCENTRADO -> Tem sua absorção por volta de 1hora e 30 min ou mais.
1.1 -WHEY PROTEIN CONCENTRADO DO SORO BIOATIVO -> Sua extração permite a liberação dos componentes bioativos que são responsáveis pela aceleração do anabolismo, pela reparação tecidual, pela recuperação muscular e pela liberação dos hormônios IGF I, TGF - B1 e TGF – B2 além de outros aminos considerados essenciais.
2 - WHEY PROTEIN ISOLADO -> Tem sua absorção por volta de 45 min ou mais.
2.1 - WHEY PROTEIN ISOLADO MICROFILTRADO -> Esta forma de proteína contém baixíssimas concentrações de lactose e gordura e contém também 90% de proteína.
3 - WHEY PROTEIN HIDROLISADO -> Alguns tem o COMEÇO de sua absorção por volta de 8 min. O tempo médio para absorver, é por volta de 30 min.´
BLENDS COMO, 2W,3W,4W,5W -> É formado por todos ou alguns dos wheys acima listados.
CARNIVOR, ELITE PRIMAL E ETC -> Não se denomina Whey Protein, pois é derivada da proteína animal, e não do soro do leite. Contém creatina! Não encontrei informação sobre seu valor biológico, logo, não posso afirmar se é melhor ou pior que o Whey Protein.

Uma diferença também que há de se falar, é referente ao valor biológico. Mas o que é isso?
Valor biológico é a escala de graduação usada para determinar se determinada fonte nutricional é usada por um organismo e com determinada eficiência, com destaque para a corpo humano. É uma escala particularmente aplicada na comparação de proteínas para a nutrição humana. Quanto maior for o valor biológico, mais aminoácidos e nitrogênio o organismo irá reter.

Vai uma escala do valor biológico para conhecimento:
Whey Protein Isolado ou Hidrolaso ->110 a 159. Não são iguais, porém, não tenho a escala exata do hidrolisado.
Whey Protein Concentrado -> 104.
Proteína Animal -> 80. Não confunda com Carnivor ou Elite Primal, apesar de serem derivados, não há informações até o momento sobre ele(s) exatamente.
Caseína -> 77.
Proteína da Soja -> 74.

O quão importante é o tempo de absorção?

Quanto, mais rápido, absorvermos os nutrientes necessários para suprir a recuperação do corpo, menor será a ação catabólica em nosso organismo. Pergunta: Qual a relevância disto para quem apenas se exercita para manter a boa forma e não é profissional? Ao meu ver, relevante é suprimos a necessidade de nutrientes que nosso corpo demanda para construir novas e novas fibras após um treino intenso. A velocidade de tal, se torna importante quando entramos em competições, e precisamos ao máximo aproveitar todos e com maior velocidade os nutrientes. Você não sendo profissinal, não há à necessidade de se comprar o Whey com o menor tempo de absorção. Quer comprar? Ótimo. Não pode comprar? Não faz mal! Havendo Whey Protein, sua carência está suprida. Mas nunca se esqueça, suplemento não é a base, nada substitui uma refeição sólida!

Chega de história e vamos analisar!

É importante verificarmos cada detalhe do rótulo e da informação nutricional, para obtermos a melhor compra!

O primeiro aspecto a se observar é a porção/dose do whey. A maioria dos wheys teem porção/dose por volta de 30g, outros mais, outros menos. Após isto, iremos procurar a quantidade de proteína por dose. Após encontrarmos a quantidade de proteína, iremos calcular a concentração de tal. OH, isso sim, é muito relevante! Os bons whey se concentram em torno de 75% de proteína por dose. Como calcular isso?
Divida a quantidade de proteina pelo valor da porção e encontraremos a concentração.
EX: 23g = Proteína
30g= Dose
= 76%

Um bom whey, se concentra em 70% à 90% de proteína por dose. Procure comprar dentro desta margem!

OBSERVEM ESTA INFORMAÇÃO! Não vamos deixar nos enganar por marketing. A quantidade de proteína por porção, descrita na embalagem, não interessa. Mais uma vez, o importante é a concentração! Vamos dar um exemplo:
Tal Whey, tem descrito em sua embalagem, conter INCRÍVEIS 24g de proteína, por dose. Ótimo! Quando vamos analisar a informação nutricional, essa quantidade de proteína é a cada 100g de whey.
24/100 = 24% a concentração.
Observaram? Horrível!

Importante também é analisarmos o aminograma. Relevante para nós, é observarmos a quantidade de BCAAs e Glutamina por porção. Uma boa margem se concentra em 4g de BCAA e 4g de Glutamina. Nem todos os Whey possuem aminograma no rótulo, mas se você procurar na internet concerteza encontrará!

Titio, Ruhl, me disseram para não comprar Whey Protein que possui gordura em sua composição, pois, poderá me engordar e atrapalhar meus ganhos. Isto não é tão relevante na análise, 2g ou 3g que alguns bons wheys possuem, não iram atrapalhar. O importante é o conjunto da obra!

Titio, Ruhl, e os que possuem carboidrato em sua fórmula, posso comprar? Ou engorda? Bem, não excedendo novamente 2g ou 3g, isso não irá fazer a diferença. CUIDADO, existem wheys, que não verdade, são hipercalóricos, e possuem 30% de proteína e 60% de carboidrato, estes você exclua!

No final das contas, importante é o conjunto da obra! Se sua dieta contém carboidrato e proteína em excesso e apenas gordura saturada, sejamos sensatos, o problema não é o Whey.

Outro fator muito interessante é verificar que tipo de adoçante é utilizado no seu whey. O melhor adoçante disponível, é o de sucralose, encontrado na maioria dos wheys importados e de BOA QUALIDADE. Em outros, NA SUA MAIORIA DE ORIGEM NACIONAL(com exceções obviamente), verifica-se aspartame, glúten e outras porcarias. Verifique a concentração de aspartame, quanto mais próximo do 0, melhor! 

Prestem atenção, na quantidade de sódio presente também. Ultrapassar 150mg, é pedir para reter líquido!

Titio, Ruhl, é verdade que Whey Protein Isolado ou Hidrolisado é bom pra definição? Bem, sua absorção é mais rápida, mas não é o FATOR PRINCIPAL para definir o corpo. Podemos definir também fazendo o uso de Whey Protein Concentrado. Se ligue, o importante é o conjunto da obra!

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS WHEYS NACIONAIS E IMPORTADOS?

A maioria dos Wheys mesmo nacionais e importados são comprados em outros países especializados nessa matéria prima, e os mesmos são utilizados nos potes, porém com algumas diferenças aos quais vou citar agora. A real diferença entre as wheys nacionais e importadas são que os fabricantes importados adicionam vitaminas, minerais, creatina, arginina, glutamina entre outras substâncias enquanto alguns nacionais (fabricantes nacionais sérios pulem essa parte) adicionam gelatina em pó, soja, malto, dextrose, frutose, emulsificante de sorvete, leite em pó, corante e outras mer@#$ apenas para dar volume no pote e colocar menos whey ganhando mais e gastando menos. O que MENOS tem nesses potes é whey protein. Fiquem espertos companheiros! Claro, não podemos generalizar, existem marcas sérias no nosso país, como é o caso de pouquíssimas, mas temos. Existem marcas que são campeãs de picaretagem e a resposta de como isso passa na anvisa é simples, mandam amostras diferentes do que vai para o publico, e a anvisa aceita, se o órgão começar a analisar os produtos colocados no ponto de venda, principalmente agora nesta época de verão, ai a casa cai pra muita gente. Com o FDA não tem brincadeira, é por isso que não vemos essa putaria lá fora e os produtos importados são diferenciados e bem mais caros.

Vamos dar nomes aos bois: Probiótica, Integral Médica, Atlhetica Evolution,Ethika, são marcas que recomendo no campo nacional. 

OS PRINCIPAIS HORÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO DA WHEY

Os principais e mais críticos horários de administração da whey são:

- o café da manhã, devido ao fato de você acordar de várias horas de sono sem administrar nenhum nutriente e estar com o cortisol (hormônio catabolítico) alto. Não há necessidade de administrar com carbo de alto IG (Índice Glicêmico) nesse horário, pode misturar aveia ou outro carbo.

- o período pré-treino, por proporcionar uma maior concentração de aminoácidos no plasma sanguíneo melhorando a capacidade de contração do músculo, diminuindo a fadiga central e melhorando o rendimento contanto que administrado 15 minutos antes do treino predito por uma refeição sólida uma hora antes.

- o período imediatamente após o treino, que é o principal horário devido ao fato da necessidade imediata de aminoácidos no sangue, coisa que a comida normal não pode fazer porque demora para ser assimilada. Sem falar no fenômeno chamado anorexia pós-treino, onde seu corpo demora ainda mais para assimilar os nutrientes. Nesse horário você deve administrar sua whey com um carbo de alto IG pois o pulso de insulina vai promover anabolismo e a whey será assimilada com maior facilidade.

- antes de dormir em conjunto com uma caseína ou alguma proteína de lenta absorção para ter um mix de amino ácidos girando no sangue com a intenção de minimizar o catabolismo induzido pelo sono. Caso opte por administrar apenas a whey nesse período insira em conjunto com o shake uma colher de azeite de oliva caso não tenha uma caseína ou outra proteína, pois a mesma irá retardar a absorção do whey te dando aminoácidos por várias horas minimizando o catabolismo, pois a gordura do azeite retarda a absorção da proteína. Mais uma vez, nada de carbos nessa hora.

A orientação para uma boa administração do whey seria nesses horários, portanto 4 vezes ao dia. Porém como sabemos que essa não é uma realidade acessível para a maioria das pessoas, pelo menos o pós-treino deve ser mantido pelos motivos já citados acima.

Outro fator importante a se considerar sobre esse suplemento, é a capacidade de estimular uma maior produção de glutationa em várias partes do corpo, esse é um importante aminoácido antioxidante que pode ser considerado o mais importante devido a sua alta ação anticatabólica e também tem direta relação com o sistema imunológico. A glutationa é a peça chave quando se fala de antioxidante combatendo os efeitos negativos dos radicais livres, poluição, toxinas, infecções e até exposições aos raios ultravioleta. A glutationa tem sua produção diminuída conforme a pessoa vai ficando mais velha ou tendo doenças como mal de Alzheimer, Parkinson, arteriosclerose e catarata. Maiores concentrações de glutationa também tem demonstrado alterações expressivas na composição corporal.

Realizando uma revisão bibliográfica, pude perceber também que a whey protein tem a capacidade de fazer o corpo armazenar menos gordura e construir tecido magro, além de ter maior sensibilidade a insulina mais que qualquer outra proteína. 

Analises metabólicas de laboratório demonstraram que a utilização desse suplemento possibilitou uma utilização mais eficaz da gordura corporal como fonte energética (oxidação), além da maior preservação muscular.

Foi comprovado através de teses e estudos que a whey ISOLADA promoveu os maiores resultados quanto a melhora na composição corporal e a sua ingestão provou ser 5 vezes mais expressiva quanto a com quem usou apenas caseína e outras proteínas. Além desses benefícios, essa proteína também melhorou muito a resistência relativa ao exercício resistido.

Vale salientar, que neste pequeno "tutorial", não estou defendendo a compra exclusiva do Whey Protein Concentrado, e qual é o melhor, e qual o pior! Assim como, as informações acrescentadas, você pode notar a diferença do Whey Isolado para o Concentrado, assim como, o Hidrolisado ser melhor ainda, mas isto não impede sua compra ser o Concentrado. Recomendo todos os tipos existentes e seus blends, apenas estou elucidando para podermos fazer uma boa compra.

Este, pequeno "tutorial", não visa formar opinião concreta, haja visto que, novas pesquisas são sempre feitas, e sim, encaminhar seu conhecimento para uma boa base. 

Informações incluídas, foram retiradas do tutorial do Rafael “Big Raffa” Bracca.

Ficarei feliz com aqueles que lerem com atenção, não precisando formular perguntas que aí mesmo são solucionadas. Mais uma vez, LEIA COM ATENÇÃO!

Fique atento sempre a estas informações e alie o custo/benefício, compre o melhor dentro de suas condições.

Até!



Comentários

  1. Gostei do texto, deve ajudar bastante, pois realmente parece que há muitas pessoas,novatos e veteranos, com essas dúvidas. Se me permite complementar, todos os estudos que li, mostraram maior sinalização da síntese de proteína com o whey protein quando comparado à uma proteína da carne, nos estudos, portanto, proteína do leite > proteína hidrolisada da carne bovina.


    Outro detalhe, ainda não existe nenhuma comprovação que acontece o aumento do número de fibras,portanto cuidado ao dizer "construindo novas e novas fibras", há um aumento na área de secçao transversa nas fibras já existentes, aumento de sarcomeros em paralelo, mas não aumento no número de fibras.

    Valeu e obrigado pelo tempo e dedicação à informação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário