Vamos contar um pouco da história e trajetória de um dos maiores bodybuilders de todos os tempos a lenda Jay Cutler.
Jay Cutler nasceu em 3 de Agosto de 1973 em Worcester, Massacchussets, EUA. Cutler era o filho mais novo de sete, dese pequeno sempre teve uma vida de intensa atividade física, fosse andando de bicicleta, brincando de esconde-esconde ou ajudando seus pais nas tarefas da fazenda de sua família.Foi em 1991 que Jay Cutler teve seu primeiro contato com a musculação, na época o jovem Cutler acabara de ingressar na faculdade e buscava apenas melhorar seu desempenho físico, porém em apenas 1 ano ele decidiu participar de sua primeira competição como fisiculturista, com apenas 19 anos foi primeiro lugar do Teen Nations.
A musculação e o fisiculturismo se tornaram uma paixão para Jay Cutler, que mesmo depois de formado em Justiça Criminal passou a sonhar em se tornar um atleta profissional. Em 1994 ele conheceu Bruce Vartanian que foi um fisiculturista local, Bruce serviu como um mentor de Cutler, ambos passaram a trabalhar com o intuído de fazer aquele jovem um dos maiores fisiculturistas de todos os tempos, outro nome importante nessa trajetória de Cutler foi seu nutricionista Chris Aceto. No ano de 1996 Jay Cutler conseguiu se tornar um atleta profissional.
Jay Cutler deixava de ser uma promessa, e agora tinha todos os olhares do mundo do fisiculturismo voltados para si, como estretégia ele passou toda a temporada de 1997 apenas treinando mas sem subir aos palcos, apenas em 1998 voltou a competir, porém um pouco abaixo de sua melhor forma física o que lhe rendeu apenas um 11º lugar no Night of Champions, já em 1999 Cutler obteve melhores posições nas competições que participou, um 3º lugar no Iron Man Pro e o 4º do Arnold Classic, posições que lhe renderam a oportunidade de participar de seu primeiro Mr. Olympia quando ocupou a 15ª colocação.
A evolução de Jay Cutler foi constante e notável ao passar dos anos, em 2000 ele venceu sua primeira competição como profissional, Cutler conquistou o Night of Champions daquele ano um título que lhe rendeu condições de realizar o sonho de comprar uma casa na Califórnia. Ainda em 2000 Cutler voltou a se apresentar no Mr. Olympia saindo de um 15ª(1999) lugar para uma 8ª posição.
Em 2000 Jay Cutler firmou uma parceria com a marca de suplementos alimentares ISS Research, a empresa deu o suporte necessário para que o atleta se preparasse para a próxima temporada com o intuito de apresentar um físico acima da média em 2001. Algo que aparentemente deu certo, já que Cutler conquistou o 2º lugar no Mr. Olympia daquele ano e fazendo frente a Ronnie Coleman em uma disputa que gerou polêmica na época, já que para muitos Jay Cutler apresentou um físico melhor do que o então campeão Coleman
Jay Cutler em 2000
. Após o Mr. Olympia Jay Cutler fez uma forte preparação para o Arnold Classic de 2002, onde conquistou com sobras e méritos o primeiro lugar. Muitos jornalistas da época diziam que em 2003 Jay Cutler destronaria Ronnie Coleman vencendo a maior competição profissional de fisiculturismo, porém não foi bem assim. Jay Cutler participou de oito competições naquele ano, ganhado cinco títulos e três segundos lugares um deles novamente no Mr. Olympia.
O ano de 2003 foi muito promissor para Jay Cutler, não somente por boas colocações nas competições, mas também por ter sido o ano em que firmou contrato com a MuscleTech maior marca de suplementos alimentares de todo o mundo.
As duas temporadas seguintes de Jay Cutler continuaram sendo marcadas por sua rivalidade com Ronnie Coleman, ambos brigaram pelo primeiro lugar do Mr. Olympia também em 2004 e 2005 ambos novamente vencidos por Coleman. No inicio de 2006 Jay Cutler escreveu uma nota em seu site, onde ele afirmava que aquele ano seria o ano dele, que em 2006 ele se tornaria o mais novo campeão do Mr. Olympia q cravaria seu nome na história da competição.
Eis então que em Setembro de 2006 a promessa de Jay Cutler foi cumprida, depois de longos anos amargando seguidas derrotas ele conseguiu conquistar seu primeiro Mr. Olympia. Cutler passou então a trabalhar com a filosofia de ser o maior Olympia de todos os tempos sua determinação lhe rendeu o título em mais três oportunidades nos anos de 2007, 2009 e 2010, suas séries de vitórias foram interrompidas por Dexter Jackson e Phil Heath em 2008 e 2011.
Jay Cutler participou de seu último Mr. Olympia em 2013 longe de sua melhor forma física, mas talvez com a ideia de se despedir com honra dos palcos, já que desde então ele nunca mais se apresentou. Hoje Jay tem trabalhado na divulgação de sua própria marca de suplementos a Cutler Nutrition.
Mas assim como Kevin Levrone voltou em 2016 os fãs mais assíduos de Jay Cutler talvez acreditem que um dia ele possa voltar aos palcos do maior campeonato de fisiculturismo do universo.
Jay Cutler quando venceu o Mr. Olympia de 2006 |
Artigo 1 da série Moldados ao Ferro! Patrocinado por: www.wdsuplementos.com.br
Comentários
Postar um comentário